Powered By Blogger

18 de out. de 2010

18/10 - Dia do Médico

    


    Devemos comemorar muito esse dia, o médico é uma profissional  indispensável para a sociedade, mesmo com tantas carências na área da saúde ainda podemos destacar pessoas que estão realmentes dispostas a executar essa missão com muito amor.
     Essa data é comemorada em vários países, além do Brasil, Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos. Esse dia foi escolhido por ser consagrado a Lucas, o "amado médico", segundo o apóstolo Paulo. Lucas teria estudado medicina em Antioquia, além de ser pintor, músico e historiador; um dos mais intelectuais discípulos de Cristo. A tradição de ter Lucas como o patrono dos médicos se iniciou por volta do século XV.

"Que ao exercer a arte de curar, me mostrarei

Sempre fiel aos preceitos da honestidade,
Da caridade e da ciência. Penetrando
No interior dos lares, meus olhos serão
Cegos, minha língua calará os segredos
Que me forem revelados os quais terei
Como preceito de honra; nunca me servirei
Da minha profissão para corromper
Os costumes ou favorecer o crime.
Se eu cumprir este juramento com
Fidelidade, goze eu a minha vida e a minha
Arte com a boa reputação entre os homens
E para sempre; se dele me afastar
Ou infringir suceda-me o contrário."

Hipócrates – 460 A. C.


Beijoquitas Carol...

Nenhum comentário:

Postar um comentário